Capitã Marvel (2019)

capita_marvel_(2019)_banner.jpg

capita_marvel_(2019)_poster.jpg Capitã Marvel é um filme de super-herói americano de 2019 baseado na Marvel Comics com a personagem Carol Danvers / Capitã Marvel. Produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, é o 21º filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O filme foi escrito e dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, com Geneva Robertson-Dworet também contribuindo para o roteiro. Brie Larson estrela como Carol Danvers, ao lado de Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn, Djimon Hounsou, Lee Pace, Lashana Lynch, Gemma Chan, Annette Bening, Clark Gregg e Jude Law. Situada em 1995, a história segue Danvers quando ela se torna a Capitã Marvel depois que a Terra é pega no centro de um conflito galáctico entre duas civilizações alienígenas.

O desenvolvimento do filme começou em maio de 2013. Foi anunciado oficialmente em outubro de 2014 como o primeiro filme de super-heróis liderado por mulheres da Marvel Studios. Nicole Perlman e Meg LeFauve foram contratadas para escrever o filme no mês de abril seguinte, depois de enviar tomadas separadas sobre o personagem e emprestar elementos do enredo de quadrinhos "Kree-Skrull War" de Roy Thomas de 1971. Larson foi anunciado como Danvers na San Diego Comic-Con de 2016, com Boden e Fleck contratados para dirigir em abril de 2017. Robertson-Dworet logo foi contratado para reescrever o roteiro, com o resto do elenco adicionado no início das filmagens. As filmagens nas locações começaram em janeiro de 2018, com a fotografia principal começando em março na Califórnia e concluída na Louisiana em julho de 2018. Vários atores reprisam seus papéis de filmes anteriores do MCU em Capitã Marvel, incluindo Jackson e Gregg, que foram digitalmente rejuvenescidos na pós-produção para refletir o cenário do filme nos anos 1990.

Capitã Marvel estreou em Londres em 27 de fevereiro de 2019 e foi lançado nos Estados Unidos em 8 de março, como parte da Fase Três do MCU. O filme arrecadou mais de US$ 1,1 bilhão em todo o mundo, tornando-se o primeiro filme de super-herói liderado por uma mulher a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares. Tornou-se o quinto filme de maior bilheteria de 2019 e foi o 23º filme de maior bilheteria de todos os tempos durante sua exibição teatral. O filme recebeu elogios pelas atuações do elenco, principalmente a de Larson. Uma sequência, The Marvels, está programada para ser lançada em julho de 2023.

Enredo (com spoilers)

Em 1995, no planeta capital do Império Kree Hala, Vers, membro da Starforce, sofre de amnésia e pesadelos recorrentes envolvendo uma mulher mais velha. Yon-Rogg, seu mentor e comandante, treina Vers para controlar suas habilidades, enquanto a Inteligência Suprema, a inteligência artificial que governa os Kree, a exorta a manter suas emoções sob controle.

Durante uma missão para resgatar um agente infiltrado em um grupo de Skrulls, metamorfos alienígenas com quem os Kree estão em guerra, Vers é capturado pelo comandante Skrull, Talos. Uma sonda das memórias de Vers os leva à Terra. Vers escapa e cai em Los Angeles. Sua presença atrai S.H.I.E.L.D. agentes Nick Fury e Phil Coulson, cuja investigação é interrompida por um ataque Skrull. Vers recupera um cristal contendo suas memórias extraídas na perseguição que se seguiu enquanto Fury mata um Skrull representando Coulson.

Talos, disfarçado como o chefe de Fury, Keller, ordena que Fury trabalhe com Vers e fique de olho nela. Usando suas memórias extraídas, Vers e Fury vão para a instalação do Projeto Pegasus em uma base da Força Aérea dos EUA. Eles descobrem que Vers era um piloto que supostamente morreu em 1989 enquanto testava um motor experimental à velocidade da luz projetado pela Dra. Wendy Lawson, a quem Vers reconhece como a mulher de seus pesadelos. Fury informa a S.H.I.E.L.D. de sua localização e uma equipe chega. Fury percebe que Keller é Talos e ajuda Vers a escapar em um jato com o gato clandestino de Lawson, Goose.

Eles voam para a Louisiana para conhecer a ex-piloto Maria Rambeau, a última pessoa a ver Vers e Lawson vivos. Rambeau e sua filha Monica revelam que Vers é Carol Danvers, que já foi como uma família para eles. Talos, chegando desarmado, explica que os Skrulls são refugiados em busca de um novo lar e que Lawson era Mar-Vell, um cientista renegado Kree que os ajudava. Talos reproduz uma gravação de caixa preta recuperada do jato de Lawson, levando Danvers a se lembrar do acidente: Yon-Rogg matou Mar-Vell para impedi-la de destruir o motor antes que os Kree pudessem recuperá-lo. Destruindo o motor, Danvers absorveu a energia da explosão que se seguiu, ganhando poderes, mas perdendo a memória.

Danvers, Talos, Fury e Rambeau localizam o laboratório camuflado de Lawson orbitando a Terra, onde Lawson escondeu vários Skrulls, incluindo a família de Talos e o Tesseract, a fonte de energia do motor de Lawson. Lá, Danvers é capturado pela Starforce e faz interface com a Inteligência Suprema. Danvers remove o implante Kree que suprimiu seus poderes durante o encontro, permitindo que ela alcance todo o seu potencial. Na batalha subsequente, Fury recupera Goose, que se revela um alienígena Flerken. Goose engole o Tesseract e coça Fury, cegando seu olho esquerdo. Danvers destrói um bombardeiro Kree, forçando o oficial Kree Ronan, o Acusador, e seu esquadrão a recuar.

Danvers domina Yon-Rogg e o envia para Hala com um aviso para a Inteligência Suprema. Ela então parte para ajudar os Skrulls a encontrar um novo mundo natal, deixando Fury um pager modificado para contatá-la em caso de emergência. Fury esboça uma iniciativa para localizar heróis como Danvers, nomeando-o após seu indicativo da Força Aérea, "Avenger". Em uma cena de meio-créditos, ambientada em 2018, o pager ativado está sendo monitorado pelos Vingadores quando Danvers aparece procurando por Fury. Em uma cena pós-créditos, Goose sobe na mesa de Fury e vomita o Tesseract.

Elenco

  • Brie Larson como Carol Danvers / Vers / Capitã Marvel: Uma ex-piloto de caça da Força Aérea Americana e membro de uma unidade militar de elite Kree chamada Starforce. Ela foi imbuída de força sobre-humana, projeção de energia e voo após a exposição à energia do Tesseract. Larson descreveu Danvers como uma "crente na verdade e na justiça" e uma "ponte entre a Terra e o espaço", que deve equilibrar seu lado Kree sem emoção com sua metade humana "defeituosa". Larson também chamou Danvers de agressiva, temperamental e invasiva – atributos que a ajudam em uma luta, mas provam ser falhas de caráter. O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, disse que Larson foi escalada por causa de sua capacidade de equilibrar os vastos poderes do personagem com sua humanidade. Devido à preocupação de que Larson (26 anos quando foi escalada) era jovem demais para interpretar uma aviadora talentosa, a roteirista Nicole Perlman consultou a Força Aérea, que disse que era possível alguém se destacar entre 28 e 34 anos. Por nove meses para o papel, aprendendo judô, boxe e luta livre. Ela também visitou a Base Aérea de Nellis e se reuniu com aviadores da ativa, incluindo o Brigadeiro General Jeannie Leavitt e o piloto do Thunderbirds Major Stephen Del Bagno, em preparação para o papel. Carol Danvers é retratada como uma menina de treze anos por Mckenna Grace, e como uma criança de seis anos pela London Fuller.
  • Samuel L. Jackson como Nick Fury: O futuro diretor da S.H.I.E.L.D., que neste momento é um burocrata de baixo escalão. Fury aparece sem seu famoso tapa-olho enquanto o filme se passa antes que ele perca o olho. Feige explicou que Danvers é a primeira super-herói que Fury encontrou, o que o coloca no caminho para seu papel trabalhando com heróis em filmes posteriores do MCU. Jackson descreveu Fury neste momento como um jockey de mesa, que ainda não se tornou cínico em relação à burocracia e que descobre no filme que existem seres superpoderosos que poderiam ajudar a S.H.I.E.L.D.. Jackson acrescentou que confiar em Danvers desempenha um papel fundamental em seu desenvolvimento, pois eles se tornam "compatriotas" ao longo do filme. Jackson foi digitalmente rejuvenescido em 25 anos, a primeira vez que a Marvel fez isso para um filme inteiro.
  • Ben Mendelsohn como Talos e Keller: Talos é o líder metamorfo dos Skrulls que se disfarça na S.H.I.E.L.D. como o chefe de Fury, Keller. Mendelsohn descreveu Keller como "abotoado" em comparação com a personalidade Skrull "mais descontraída" de Talos. Mendelsohn usa um sotaque americano inspirado no ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Donald Rumsfeld para Keller, e seu sotaque australiano nativo para Talos; este último foi escolhido, após uma "longa discussão", devido ao que Mendelsohn chamou de "correção terrena". A maquiagem e as próteses necessárias para retratar Talos levaram "algumas horas" para serem aplicadas. O produtor executivo Johnathan Schwartz acrescentou que "é meio divertido mostrar os poderes do Skrull e o alcance de Ben como ator" com o personagem. Talos também assume uma forma de surfista, interpretada por Emily Ozrey e Abigaille Ozrey, e um disfarce de soldado Kree interpretado por Duane Henry. Uma versão inicial do roteiro tinha o personagem morrendo no filme.
  • Djimon Hounsou como Korath: Um espadachim Kree e segundo em comando da Starforce. Hounsou explicou que Korath estava "na infância" no filme em comparação com sua aparição em Guardiões da Galáxia (2014), mas "ainda era uma máquina sem humor".
  • Lee Pace como Ronan, o Acusador: Um oficial Kree de alto escalão. Comparado com sua aparição em Guardiões da Galáxia, Ronan ainda não é um "fanático radical", com seu papel nas forças armadas Kree cruzando com Starforce "de uma maneira interessante".
  • Lashana Lynch como Maria Rambeau: Uma das amigas mais antigas colegas da Força Aérea de Danvers, que atende pelo indicativo de chamada "Photon". Ela é mãe solteira da filha Monica. Lynch descreveu Rambeau como "resiliente" e alguém "que você não sente que precisa ajudar". Larson chamou Rambeau de "a representação do amor" no filme e "um fodão incrível". Ela descreveu a amizade entre Danvers e Rambeau como igual, com "uma competitividade lúdica [e um] respeito mútuo". Como Larson, Lynch se reuniu com aviadores da ativa em preparação para o papel. Em particular, ela se encontrou com pilotos que também são mães. Lynch estava animado para retratar um personagem do qual o público se orgulharia e poderia se relacionar, especialmente mães e membros da comunidade negra, ajudando a continuar "uma linha real" para personagens afro-americanos no MCU após Pantera Negra (2018).
  • Gemma Chan como Minn-Erva: Uma franco-atiradora Kree e membro da Starforce. Chan explicou que Minn-Erva era "a estrela do Starforce" antes de Danvers se juntar à equipe e está "ligeiramente ameaçada por outra pessoa que entrou e também é muito talentosa".
  • Annette Bening como a Inteligência Suprema e Mar-Vell / Dra. Wendy Lawson: A Inteligência Suprema é uma inteligência artificial que é a personificação coletiva das maiores mentes do povo Kree, e o governante do Império Kree. Aparece em diferentes formas para cada pessoa, especificamente para Vers como a cientista rebelde Kree Mar-Vell, que se disfarçou na Terra como a chefe de Danvers, Dra. Wendy Lawson. Mar-Vell foi originalmente escrito como um interesse amoroso masculino para Danvers como nos quadrinhos, mas depois de lutar para escalar o personagem, a co-diretora Anna Boden sugeriu que eles escalassem uma mulher e a ligassem ao enredo da Suprema Inteligência combinando esses personagens. Boden disse que Bening era "real" como a Inteligência Suprema e "casual, legal e descontraído" como Lawson. Feige disse que mudar o gênero de Mar-Vell foi importante para o desenvolvimento de Danvers no filme, dando a ela uma mentora feminina.
  • Clark Gregg as Phil Coulson: A rookie agent of S.H.I.E.L.D. who works closely with Fury. Gregg said the film would be "the earliest we will have seen [Coulson in the MCU], so when he says 'Mr. Stark, this isn't my first rodeo' in Iron Man (2008), this is maybe the rodeo he's talking about." He had to work to portray Coulson as "a little less crusty and jaded" than he is in the present day of the MCU. Though Coulson encountered the Kree in the MCU television series Agents of S.H.I.E.L.D., Schwartz noted that Captain Marvel would not need to worry about that since it is a prequel where Kree is not even "part of his vocabulary yet". Like Jackson, Gregg was digitally de-aged by 25 years.
  • Clark Gregg como Phil Coulson: Um agente novato da S.H.I.E.L.D. que trabalha em estreita colaboração com Fury. Gregg disse que o filme seria "o primeiro que veremos [Coulson no MCU], então quando ele diz 'Sr. Stark, este não é meu primeiro rodeio' em Homem de Ferro (2008), este é talvez o rodeio que ele está falando sobre." Ele teve que trabalhar para retratar Coulson como "um pouco menos duro e cansado" do que nos dias atuais do MCU. Embora Coulson tenha encontrado o Kree na série de televisão do MCU Agents of S.H.I.E.L.D., Schwartz observou que a Capitã Marvel não precisaria se preocupar com isso, pois é uma prequela em que Kree ainda não é "parte de seu vocabulário". Como Jackson, Gregg foi digitalmente rejuvenescido em 25 anos.
Membros adicionais da Starforce incluem Algenis Pérez Soto como Att-Lass, o atirador da equipe, e Rune Temte como Bron-Char, o "cara maior e mais forte que luta com os punhos". A filha de Maria, Monica Rambeau, é interpretada por Akira e Azari Akbar aos onze anos e aos cinco anos, respectivamente. Sharon Blynn interpreta Soren, esposa de Talos. Robert Kazinsky aparece como um motociclista apelidado de "The Don". Vik Sahay interpreta um Torfan, enquanto Chuku Modu interpreta o espião Kree Soh-Larr. Colin Ford aparece como o irmão de Danvers, Steve, e Kenneth Mitchell interpreta seu pai. O gato de quadrinhos de Danvers, Chewie (nomeado para o personagem de Star Wars Chewbacca) aparece no filme, renomeado Goose após o personagem de Top Gun (1986) Nick "Goose" Bradshaw. Seu nome foi alterado já que Star Wars é uma franquia contemporânea e não específica de Danvers, ao contrário do Top Gun com tema piloto. Goose é retratado por quatro gatos diferentes, cada um escolhido por suas ações e personalidade: Reggie, Archie, Rizzo e Gonzo.

Os pilotos da Força Aérea da vida real Matthew "Spider" Kimmel e Stephen "Cajun" Del Bagno aparecem como eles mesmos. Del Bagno morreu meses antes do lançamento do filme, e é dedicado à sua memória. A escritora de quadrinhos da Capitã Marvel, Kelly Sue DeConnick, faz uma aparição como um transeunte da estação de trem, e Stan Lee, co-criador da Capitã Marvel, aparece postumamente como ele mesmo memorizando as falas de sua participação em Mallrats (1995). Reprisando seus papéis no MCU para a cena dos créditos intermediários estão Chris Evans como Steve Rogers, Scarlett Johansson como Natasha Romanoff, Mark Ruffalo como Bruce Banner e Don Cheadle como James Rhodes.



Conteúdo traduzido, editado e expandido a partir da página em inglês da Wikipedia, em maio de 2022.

Tags

27 de fevereiro de 2019 Anna Boden Annette Bening Ben Mendelsohn Brie Larson Carol Danvers / Capitã Marvel Clark Gregg Djimon Hounsou Gemma Chan Jude Law Kevin Feige Império Kree Lashana Lynch Lee Pace Maria Rambeau Marvel Studios Nick Fury Phil Coulson Roy Thomas Ryan Fleck S.H.I.E.L.D. Samuel L. Jackson Skrull Starforce Tesseract Universo Cinematográfico Marvel 1995 2019